terça-feira, 2 de dezembro de 2014



As Metas de aprendizagem TIC (2010)  como um instrumento de apoio ao desenvolvimento de competências digitais e transversais dos alunos para uma aprendizagem ao longo da vida.

No contexto educativo atual, em que a informação e as novas tecnologias ocupam o lugar de destaque, ensinar é um enorme desafio.
Cada vez mais, a utilização dos recursos da Web é prática recorrente, tornando-se imprescindível “saber pesquisar, saber avaliar a informação encontrada e saber referir as fontes corretamente” (Carvalho, 2007).
A escola enquanto principal agente do processo educativo deve ser um espaço vivo, de partilha de saberes e de aprendizagens, constituindo-se a articulação entre educação formal, não formal e informal necessária de modo a que a metodologia do ensino tradicional seja enriquecida e melhorada para conseguir acompanhar os novos tempos. Neste sentido, a BE, enquanto instrumento fundamental na transmissão do conhecimento e da cultura e na articulação dos diversos saberes, surge como protagonista na promoção e desenvolvimento das diferentes literacias emergentes. A BE, suporte essencial do novo paradigma educacional, deve promover atividades que permitam aos alunos a sua formação enquanto cidadãos conscientes, ativos, interventivos e com as competências necessárias para integrarem a sociedade do conhecimento.
      O projeto “METAS DE APRENDIZAGEM” surge como documento orientador, principalmente para os docentes, sobre estratégias de ensino e de avaliação dos resultados da aprendizagem, «tomando precisamente como referência a explicitação das competências que os alunos devem evidenciar no final de cada um dos níveis ou ciclos de escolaridade» (Costa). 
        Podemos afirmar, então, que o trabalho dos professores, no geral, e do professor bibliotecário, em particular, fica simplificado, na medida em são elencadas diversas propostas de atividades, especificando-se os objetivos e os resultados esperados, para os diferentes níveis de ensino.
            «Mais do que um currículo autónomo, a ideia nuclear é a de que estas metas constituam o referencial a considerar por cada professor na sua área específica, numa ótica de desenvolvimento global do aluno, permitindo-lhe compreender em que matérias, para que fins e como será adequado e pertinente mobilizar as TIC.» (As Metas de Aprendizagem TIC)
As metas estão organizadas em articulação com as quatro áreas de competência em TIC: informação; comunicação; produção e segurança, que têm continuidade de uns ciclos para outros «de forma a garantir que o trabalho da criança progrida tanto ao nível de situações e oportunidades de aprendizagem como de estratégias e processos cognitivos e metacognitivos». (Idem)
        O referencial Aprender com a biblioteca escolar, na secção Estratégias de operacionalização, propõe, de entre um amplo leque de hipóteses de abordagem, uma série de estratégias e atividades, como exemplo, para serem desenvolvidas em articulação curricular, quer no contexto de BE, quer no âmbito de projetos e parcerias, para o desenvolvimento das competências e integração dos conhecimentos na área das tecnologias, ferramentas e ambientes que permitem o acesso, tratamento e comunicação da informação.(Aprender com a biblioteca escolar)
        Assim, no contexto educativo atual, a articulação entre os documentos - referencial Aprender com a biblioteca escolar e As Metas de Aprendizagem TIC - é indispensável para que a BE consiga cumprir a sua função: ajudar a formar cidadãos conscientes, ativos, interventivos e com as competências necessárias para integrarem a sociedade do conhecimento. 

 

Referências

Carvalho, A. A. (Maio/Agosto de 2007). Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS. Sísifo/ Revista de Ciências da Educação, pp. 25-36.

Costa, Fernando et al. (2010). Metas de Aprendizagem na área das TIC. in DGIDC-ME (2010). Metas de Aprendizagem. Lisboa: DGIDC/ME.

Costa et al (2010). I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC. Lisboa. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (931-936).

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares: Aprender com a biblioteca escolar. Lisboa: RBE (2012)


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